Conheça a Generation Brasil

Por: Gabriele Santos Paz

Você tem dificuldade de se qualificar para entrar no mercado de tecnologia? Sente que não há espaço para pessoas como você em grandes empresas? E você empregador: tem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada? Pois saiba que a Generation é a ponte entre esses dois mundos!

A Generation é uma ONG independente de educação para o emprego, criada pela McKinsey & Co, presente em mais de 15 países e que hoje conta com muitos financiadores e apoiadores.

Hoje, a ONG, já possui o programa global de maior alcance e mais rápida escala que forma e insere jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais. Em seu 3º ano de operação, a Generation já beneficiou 1500 pessoas em seus programas.

Ficou interessado em saber mais sobre a Generation? Confira o texto abaixo e entenda mais sobre como a ONG impacta a vida das pessoas e o desenvolvimento das empresas ao unir esses dois lados da mesma moeda!

Quem somos

No mundo todo, mais de 75 milhões de jovens estão desempregados. Ao mesmo tempo, muitas empresas não conseguem encontrar pessoas com as habilidades necessárias para preencher suas vagas de entrada.

Fundada em 2014 pela McKinsey & Company  para ajudar a eliminar essa lacuna, a Generation é uma organização independente e sem fins lucrativos que vem crescendo com velocidade.

Um dos principais objetivos da Generation é diminuir o desemprego entre os jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade e resolver o problema de falta de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

Olhando pela perspectiva do empregador, os bootcamps da Generation levam pessoas qualificadas para dentro das empresas, contribuem para a diversidade da força de trabalho e trazem impacto duradouro na carreira dos participantes.

O diferencial da ONG é ser uma solução para eliminar a lacuna de habilidades entre jovens que querem se inserir no mercado de trabalho e empresas que buscam talentos com a qualificação necessária. 

Forma de atuação

A Generation aplica a mesma metodologia em todos os seus países de operação. Essa metodologia possui 7 etapas:

  1. Engajamento de empregadores e levantamento de vagas desde o início
  2. Recrutamento de jovens (18-30 anos) com base em características intrínsecas e requisitos profissionais para a profissão
  3. De 10 a 12 semanas de treinamento intensivo em habilidades técnicas, comportamentais, mentalidade + serviços de apoio social (ex: auxílio internet, notebook e bolsa)
  4. Conexão com mercado de trabalho (Feira de Projetos e Indicações)
  5. Mentoria durante e após o programa e comunidade de alumni que acompanham os alunos no local de trabalho
  6. Cálculo de retorno sobre o investimento (ROI) para empregadores, estudantes e sociedade
  7. Uma abordagem centrada em monitoramento e avaliação de dados em cada etapa

Diferenciais Generation 

Com base nessa abordagem específica, a Generation traz diferenciais tanto para seus alunes quanto para os empregadores. Alguns pontos de destaque que podemos ressaltar são os seguintes:

  • Alta empregabilidade: 86% dos graduados da Generation são empregados dentro de 6 meses após a conclusão do programa!
  • Desempenho de qualidade: 93% dos empregadores pensam em contratar novamente as pessoas formadas pela Generation
  • Aumento de renda: Os alunes Generation experienciam um aumento de sete vezes na sua renda imediatamente após a graduação na Generation

Alunes

Confira abaixo os pontos principais que ajudam os alunes Generation a a construir uma carreira de sucesso

Instrutores e mentores
Os instrutores Generation são pessoas altamente qualificadas, e com habilidades técnicas e socioemocionais incríveis para transmitir aos nossos alunes. Além disso, contamos com uma rede de pessoas mentoras parceiras, com experiências em diversas empresas e setores, que apoiam os nossos alunes durante e após o curso com suporte emocional, dicas para empregabilidade, visão sobre o mercado de trabalho, entre muitas outras coisas.

Currículo
Os alunes Generation possuem contato contínuo com a rede de graduados para lhes auxiliar!

Ensaio para entrevista
A equipe Generation fornece feedbacks através de entrevistas simuladas, assim, os alunes possuem mais confiança e preparo para as entrevistas de emprego.

Apoio contínuo
Após a formatura, os mentores continuam acompanhando os alunes. Oferecendo apoio na busca por emprego e orientação para o sucesso contínuo.

Rede confíavel
Os alunes Generation possuem contato contínuo com a rede de graduados para lhes auxiliar

Eventos
Diversos eventos e workshops que focam em ajuda o alune a seguir crescendo são organizados de forma gratuita

Empregadores 

 

Como falado anteriormente, o grande diferencial da Generation é que ela não foca apenas em atuar de maneira diferenciada com seus alunes, mas também com os empregadores.

É fato que esses enfrentam vários problemas em trabalhos de nível inicial: dificuldade em encontrar talentos qualificados, performance insatisfatória e alta rotatividade, são alguns exemplos.

A Generation pode ajudar a resolver esses desafios com sua abordagem única de treinamento!  Identificando, treinando e capacitando indivíduos que podem agregar valor ao negócio desde o primeiro dia de trabalho. A ONG também trabalha com os empregadores para personalizar programas com base em suas necessidades específicas!

Com isso, o foco da Generation é na criação de valor, na atração, seleção e retenção de novos talentos. Integrando habilidades técnicas, comportamentais e mentalidades nos programas de qualificação profissional, permitindo que as pessoas participantes desenvolvam rapidamente o domínio da profissão desejada.

Conheça os bootcamps! 

Para iniciar esse tópico, vamos falar sobre os pré-requisitos necessários para se candidatar aos bootcamps:

  • Idade de 18 a 30 anos;
  • Possuir ensino médio completo;
  • Residir na localidade do programa;
  • Ter disponibilidade de período integral.

Cada um desses requisitos tem um porquê por trás e vamos explicá-los no decorrer deste tópico! Para a empregabilidade acontecer da melhor forma é necessário que o alune resida na mesma cidade, ou região metropolitana, onde o curso está sendo ofertado. Isso acontece, devido ao fato de que, na maioria das vezes, as empresas que se conectam à Generation também possuem suas sedes nas cidades dos cursos.

O limite de faixa etária se resume ao fato de que a Generation foi criada com base em uma pesquisa que constatou que existem mais de 75 milhões de jovens desempregados no mundo. E a maioria desses jovens no Brasil estão entre 18-30 anos! Pelo fato de ser uma ONG, a Generation ainda não consegue atingir todos os públicos que sofrem com o desemprego no Brasil, por isso opta por trabalhar com apenas uma parcela da população por enquanto.

 

Os bootcamps possuem vários diferenciais que fazem com que os alunes se destaquem quando formados. Podemos, primeiramente, dar destaque ao fato de que os cursos simulam uma rotina de trabalho – com reuniões diárias, atividades a serem feitas na plataforma e entregas durante todo o dia.

Essa programação diária é feita com objetivo preparar o alune para o que será visto no mercado de trabalho. Além disso, como uma formação completa para iniciar uma carreira na área da tecnologia é oferecida em apenas 3 meses, é necessário que os alunes tenham disponibilidade para estudar o dia inteiro.

E vale ressaltar: caso alguma das pessoas aprovadas para o bootcamp não tenha acesso a interno ou o equipamento necessário, a Generation tem uma política de empréstimo de notebook e auxílio internet!

Outra parte essencial do currículo dos bootcamps Generation se trata das habilidades comportamentais. Essas são essenciais para que o futuro trabalhador tenha sucesso no seu cotidiano empresarial. Dentre esses conhecimentos, podemos citar alguns que serão ensinados:

  • Coordenar e se comunicar com sua equipe e clientes
  • Identificar quando pedir ajuda e quais recursos utilizar
  • Aprender a aprender e ensinar
  • Mentalidade de crescimento
  • Orientação ao futuro
  • Persistência
  • Responsabilidade pessoal
  • Orientação ao detalhe
  • Trabalho em equipe
  • Proatividade
  • Comunicação
  • Gerenciamento de Stress

Pessoa Desenvolvedora Web 

O curso de Pessoa Desenvolvedora Web Jr. fornece todas as habilidades necessárias para o sucesso pessoal e profissional de uma pessoa que quer construir uma carreira no mundo tech!

Dentre as habilidades técnicas desenvolvidas pelo curso, podemos citar:

  • Fundamentos de programação: variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação;
  • Estrutura de dados: princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos;
  • Banco de Dados: introdução a bases de dados relacionais; Structured Query Language (SQL);
  • HTML + CSS + Javascript: HTML5, CSS3, Bootstrap, DOM, seletores, adicionar/apagar, edição; objetos, variáveis, escopos; gerenciamento estendido: storage, forms, embeds;
  • Programação Avançada: Utilização de Java para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Spring;
  • Metodologia SCRUM: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento web.

Todas as pessoas formadas pela Generation estarão 100% preparadas para desenvolver, testar, e manter aplicativos, projetar, desenvolver e testar unidades de acordo com os padrões estabelecidos, solucionar problemas de código e etc.

Pessoa Desenvolvedora Mobile 

O curso de Pessoa Desenvolvedor Mobile ensinará a programar aplicativos e soluções para mobile.Todos as pessoas participantes, ao final das aulas, estarão preparades para o mercado de trabalho com os seguintes conhecimentos:

  • Escrever código de maneira eficiente e ágil, utilizando frameworks, protocolos de comunicação e melhores práticas de programação;
  • Resolver problemas nos códigos, usando a melhor abordagem, de forma rápida e precisa;
  • Desenvolver funções, utilizando estruturas e segurança adequadas;
  • Arquitetura de software, por meio de um entendimento básico da arquitetura comum;
  • Depuração, aprendendo a usar ferramentas de depuração para localizar erros com facilidade;
  • Monitorar as versões lançadas nas lojas de aplicativos, garantindo a satisfação do usuário;
  • Preparar e revisar novas versões, aprendendo como usar, atualizar e remover APIs obsoletas;
  • Fragmentação, entendendo como escrever e testar aplicativos que funcionem em diferentes sistemas operacionais (Android e IOS);
  • Princípios básicos de Agile e Scrum, para desenvolver os projetos com maior eficiência.

Os alunes Generation saem do bootcamp com o preparo ideal para atuar como uma Pessoa Desenvolvedora Mobile Júnior: projetaram, construíram e aperfeiçoaram aplicativos e soluções para dispositivos móveis, com diversas finalidades.

Pessoa desenvolvedora.Net 

O currículo do bootcamp de Pessoa Desenvolvedora dotNet garante que todos os formados estarão 100% preparades para o mercado de trabalho! Conheça mais sobre os aprendizados técnicos do curso:

  • Fundamentos de programação: variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação;
  • Estrutura de dados: princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos;
  • Banco de Dados: introdução a bases de dados relacionais, Structured Query Language (SQL), SqlServer;
  • HTML + CSS + Javascript+React: HTML5, CSS3, Material UI, DOM, seletores, adicionar/apagar, edição; objetos, variáveis, escopos; gerenciamento estendido: storage, forms e requisições por Axios;
  • Programação Avançada: Utilização de Linguagem C# para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Asp.net Core5 e ORM Entity Framework Core;
  • Metodologia SCRUM: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento web.

Todas as pessoas que passarem pelo bootcamp da Generation estarão preparados para tomar seu local no mercado de trabalho: farão parte de uma equipe que projeta, constrói e aperfeiçoa aplicativos, sites e outros sistemas de software. Estarão envolvidos em todas as áreas de desenvolvimento, do design ao teste do produto!

Conclusão

A missão da Generation é transformar os sistemas de educação para o emprego de maneira a preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis!

A ONG busca atingir esse objetivo por meio de seus cursos – que são acessíveis para os que normalmente não teriam essas oportunidades – e a empregabilidade, ao conectar os alunes com empresas que necessitam desse tipo de mão de obra.

E agora que você já entendeu como a Generation trabalha para atingir esse objetivo, o que acha de se candidatar a dos bootcamps? Ou indicar alguém para um dos cursos? Agora, se você é um empregador, entre em contato para entender como pode se associar a Generation e transformar a vida de pessoas!