Representatividade: Fique por dentro do que rolou no maior evento de celebração a liberdade LGBTQIA+ em São Paulo

A 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA + de São Paulo contou com um público de cerca de 3,5 milhões de pessoas nesse último Domingo dia 19/06.

Após dois anos de celebração online, a Parada do Orgulho LGBTQIA + voltou para a sua 26ª edição, desta vez no modelo presencial na cidade de São Paulo. 

Ao todo foram 19 trios elétricos que contaram com a participação de diversos artistas e celebridades. Os trios realizaram o trajeto tradicional da Avenida Paulista até a Praça Roosevelt. O tema principal da celebração foi “Vote com orgulho – por uma política que representa” fortaleceu o compromisso e a luta da comunidade com a política. 

 Conheça um pouco da história das Paradas do Orgulho 

O movimento LGBT+ começou a tomar forma no Brasil no fim da década de 70 com a denominação de “movimento gay” ou “movimento homossexual”. 

Inspiradas nas Pride Parades dos Estados Unidos, a primeira parada do orgulho LGBT+  ocorreu em São Paulo aconteceu no ano de 1977 e reuniu 2 mil pessoas que protestaram contra a descriminação e violência que as pessoas da comunidade sofriam.

O tema central dessa manifestação foi “Somos muitos, estamos em várias profissões” e visava trazer maior visibilidade ao público e ao mesmo tempo sensibilizar a sociedade para o convívio respeitoso com as pessoas que faziam parte da comunidade LGBT+.

Avançando um pouco no tempo após a decisão histórica da OMS que ocorreu nos anos 90 que retirou o “homossexualismo” da CID-10 e termo passou a ser “homossexualidade” notou-se um crescimento na parada de São Paulo e em paradas semelhantes no restante do país.

Tanto que até o ano de  2010, todas as capitais do país contariam com suas próprias paradas LGBT+, assim como boa parte dos municípios de grande e médio porte.

Segundo a SPTuris, uma empresa municipal de turismo de São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é o evento que mais atrai turistas à cidade.

Os fatores históricos que acompanharam as paradas tiveram um grande impacto na sua popularidade nos números de pessoas que participaram das mesmas. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre as paradas.

8 Curiosidades sobre a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Em sua primeira edição, que ocorreu no dia 28 de junho de 1997, a Parada do Orgulho Gay reuniu cerca de 2 mil pessoas.

As Paradas acontecem desde 1997 na Avenida Paulista totalizando mais de duas décadas de tradição.

Em 1999 a Parada passou a ser denominada como “ Parada do Orgulho LGBT+”.

Na edição de 2005 a Parada do Orgulho levou entre 1,8 milhão e 2,5 milhões de pessoas à rua e pela primeira vez preenchendo a Avenida Paulista por completo.

No ano de 2009 a 10ª Parada do Orgulho LGBTQIA + de São Paulo entrou no Guinness Book, conhecido também como o Livro dos Recordes, como a maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ no mundo. A mesma contou com 2,5 milhões de participantes.

No ano de 2012, segundo os organizadores, a Parada do orgulho LGBT+ teve o maior número de participantes de sua história. Contando com aproximadamente 4,5 milhões de pessoas.

Em 2016, o então prefeito do estado de São Paulo, assinou um decreto que passou a incluir a Parada do Orgulho LGBTQIA+  no calendário oficial de eventos da cidade.

Também no ano de 2016, a Parada do Orgulho de São Paulo contou com a participação do elenco e foi cenário da segunda temporada da série “Sense8” da Netflix.