Confira os resultados do GIFE sobre pesquisa inédita do terceiro setor

Você sabia que o termo “ONG” é o mais conhecido pela população brasileira quando o assunto são as organizações da sociedade civil?

A Generation Brasil assim como muitas outras ONGs, Institutos, Fundações e Instituições Filantrópicas fazem parte de um mesmo setor que foi pauta de uma pesquisa realizada recentemente. 

O GIFE uniu forças com diversos institutos e fundações para realizar a avaliação e apresentação de uma pesquisa inédita sobre a percepção do povo brasileiro sobre a sociedade civil. Nessa avaliação os dados mostraram que ao considerarmos a relevância da atuação do setor em nosso país é necessário haver um esforço coletivo para que se dissemine mais informações sobre a atuação das organizações.

Principais resultados da pesquisa

O GIFE, em parceria e com o apoio de diversos Institutos e fundações, apresentaram no dia 13 de junho os resultados da pesquisa “Percepção de brasileiros(as) sobre a sociedade civil”. Para essa pesquisa um total de 2.002 entrevistas foram realizadas com pessoas de 16 anos ou mais. Essa pesquisa mostrou que mesmo que não conheçam as especificidades do setor a população tem uma avaliação positiva das organizações. O levantamento feito por eles aponta que mais de 50% dos entrevistados enxergam a atuação dessas instituições como algo positivo. 

Além disso, cerca de dois terços dos entrevistados se mostraram interessados nas ações do terceiro setor; seja atuando diretamente ou se informando e conversando sobre assuntos relacionados ao tema. O levantamento dos dados também revelou que em média 46% das pessoas entrevistadas consideram que organizações do terceiro setor assumem trabalhos que deveriam ser de responsabilidade do governo.

Quer ver os resultados da pesquisa mais detalhados? Acesso o site do GIFE aqui.

Nomenclatura e o Impacto

Com base no entendimento do GIFE com relação às respostas das pessoas entrevistadas, as variações de nomenclatura usadas para se referir às organizações da sociedade civil acabam sendo um fator que pode gerar a falta de compreensão sobre as organizações e o que elas fazem.

Confira abaixo outras nomenclaturas para se referir a Organizações da sociedade civil:

  • Organizações da Sociedade Civil (nomenclatura oficial)
  • ONG (Organização Não-Governamental);
  • Institutos;
  • Fundações;
  • Instituições Filantrópicas.

Agora que você conhece as outras nomenclaturas que podem e são utilizadas em organizações da sociedade civil ajude a compartilhar essa informação com outras pessoas.

A estrutura da pesquisa 

A mesma foi realizada em duas etapas e foi feita pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e coordenada pela consultoria Conhecimento Social. 

O estudo se organizou em subgrupos:

  • Sociodemográficos (sexo, idade, escolaridade, renda, raça/cor);  
  • Territoriais (região, porte e localização de município).

A mesma analisou a frequência com que as pessoas entrevistadas participam de organizações sociais, realiza ações de voluntariado, se mantém informada sobre movimentos sociais e conversa com outras pessoas sobre projetos sociais que visam o bem coletivo. 

Quer ajudar a Generation Brasil e não sabe como? Nós temos um projeto que abre portas para pessoas que querem ser voluntárias aqui com a gente. Para saber mais clique aqui e confira.