Conheça a história de Angelica Ross e como a programação mudou sua vida.

Estamos no mês do orgulho LGBTQIA+ e sabemos o quanto esse mês representa a luta da comunidade. Por aqui na Gen estamos sempre antenados em histórias inspiradoras, sejam de nossos alunes ou alumnis ou até mesmo de figuras públicas que possam impactar a vida de outras pessoas com suas histórias. 

Por isso, hoje te convidamos a conhecer a história de Angelica Ross, atriz que interpretou a Personagem Candy na séria Pose. 

Não é nenhum segredo que em todo o mundo muitas pessoas trans enfrentam a rejeição e sofrem com o preconceito da família, na escola e principalmente no mercado de trabalho. Tanto que uma das saídas mais comuns principalmente para mulheres trans e travesti é trabalhar a prostituição ou o entretenimento adulto uma vez que as vezes é único caminho que elas encontram para se manter.

Angelica assim como muitas outras mulheres trans e travestis chegou a trabalhar para um site adulto. Porém a dona do site achou a Angelica esperta e a mesma acabou decidindo pagar para que ela garantisse o bom funcionamento da página. Tendo essa oportunidade Angélica começou a estudar e aprendeu sozinha a programar em HTML e CSS. A mesma começou pelo básico através de tutoriais até se tornar uma webmaster.

Ao perceber que na área de programação alguns fatores como qual era a sua aparência ou como era a minha voz não importavam ela criou um plano de dividir esse conhecimento com outras garotas. Foi no ano de 2014 que Angelica conseguiu finalmente ajudar outras pessoas pertencentes a comunidade trans. 

Nesse ano ela criou a startup Trans Tech Social para  oferecer treinamento na área de tecnologia para pessoas trans e com não-conformidade de gênero. Com o passar dos anos o foco da Startup mudou e não é mais só ensinar programação, mas todo tipo de tecnologia que possa ajudar uma pessoa trans. 

Atualmente a Trans Tech Social tem sede nos Estados Unidos mas esta se preparando para se tornar uma startup global. A mesma conta com o apoio da Google.org, Fundação Linux, LesbiansWhoTech, entre outros apoios, mas também aceita doações em dinheiro.

Agora falando de empregabilidade eles possuem uma parceria com a plataforma Upwork que ajuda as pessoas trans a encontrarem vagas como freelancer ou em empresas que busquem o perfil. 

Quer saber mais sobre a história da Angelica Ross e tudo que ela tem a falar sobre a Trans Tech Social ? Leia aqui a matéria completa do G1.