Bootcamp Gratuito: Projeto “+DEV{AS} por mais mulheres na tecnologia” abre vagas para curso de programação

As inscrições devem ser feitas de 11 a 21 de julho.

O programa “+DEV {AS}, bootcamp exclusivo por mais mulheres na tecnologia” é uma iniciativa de parceria firmada entre a ONG Generation Brasil e a empresa global de consultoria de gestão, McKinsey & Company, que pretende formar e contratar alguns talentos no final do curso. São vagas para o curso de“Java Full Stack Jr”, com duração de três meses. As aulas são online, ao vivo, das 8h às 17h, totalmente gratuitas.

A iniciativa busca por mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, que possam aproveitar o conhecimento para inserção ou recolocação no mercado de trabalho. As candidatas às vagas devem ter a partir de 18 anos, ensino médio completo, ter interesse pelo mundo da tecnologia e residir no raio de até 130 km da cidade de São Paulo.

Além de ensinar as participantes em como desenvolver site (e-commerce), aplicativos para celular e redes sociais, dentre outros, o curso inclui questões comportamentais e preparatórias para a busca por emprego, com o apoio psicológico e social.

Para a CEO da Generation Brasil, Adriana Carvalho, a meta principal do projeto é mudar o cenário de falta de mulheres na tecnologia. “No setor em que mais falta mão-de-obra qualificada, só temos 20% de mulheres ocupando cargos, segundo o IBGE. Por isso é importante incluí-las e capacitá-las para mudar essa realidade”, explica a executiva.

Dados do setor

Diferente de outras áreas, faltam candidatos qualificados para ocupar vagas de trabalho em TI. De acordo com o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em dezembro de 2021, a empresas de tecnologia devem demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025, mas com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos.

“O que fazemos é uma ponte estratégica – oferecendo capacitação técnica e todo o apoio necessário – entre pessoas que lutam para entrar ou voltar ao mercado de trabalho e as empresas que precisam exatamente dessa mão-de-obra qualificada”, afirma Adriana Carvalho.

Sobre a Generation Brasil

A Generation Brasil é uma organização sem fins lucrativos independente, com a missão de transformar sistemas de educação para o emprego para preparar, inserir no mercado e apoiar pessoas em carreiras que transformem suas vidas e que, de outra forma, seriam inacessíveis. Até hoje, mais de 60 mil jovens se formaram nos programas da Generation ao redor do mundo, em 200 cidades e 17 países.

 

SERVIÇO

Inscrições: De 11 a 21 de Julho

Inscrições: https://bit.ly/3O0hhVU

Curso: Java Full Strack Jr

Público: mulheres que moram em um raio de até 130 km da capital São Paulo

Faixa etária: a partir dos 18 anos, sem límite máximo de idade

Formação: ensino médio completo

Bootcamp Gratuito