Conheça 8 benefícios de fazer trabalho voluntário em uma ONG

O trabalho voluntário consiste em uma atividade não remunerada dedicada a pessoas, grupos, empresas, etc. Ou seja, ele consiste em doar tempo para ajudar o próximo. Todavia, o termo vai muito além dessa simples definição.

A experiência voluntária contribui muito para quem a prática, já que, ao se dedicar a algo ou a alguém por vontade própria e sem receber nada em troca, uma sensação boa é gerada.

Isso se comprova por um estudo da Universidade de Michigan (EUA). Esse constatou que pessoas que fazem algum tipo de trabalho voluntário vivem com mais qualidade de vida e por mais tempo — em média 4 anos a mais comparado a quem não faz nenhuma ação desse tipo.

Além disso, outros estudos apontam que os níveis de estresse, da pressão sanguínea e, até mesmo, doenças como depressão, são impactados positivamente quando dedicamos nosso tempo a tarefas assim.

Vale ressaltar também, que a vivência voluntária é muito benéfica para a carreira profissional das pessoas, já que, contribui para que você treine suas habilidades e conhecimentos ao dividi-los com outras pessoas.

E não para por aí. Confira abaixo mais oito benefícios que o trabalho voluntário pode trazer para sua vida:

  1. Melhora seu poder de comunicação;
  2. Desperta e aprimora sentimentos de empatia e sensibilidade;
  3. Dá a chance de entrar em contato com outras pessoas e culturas;
  4. Permite o desenvolvimento de ideias transformadoras;
  5. Leva a transformação pessoal;
  6. Te leva a aprender algo novo;
  7. Permite que você ajude uma causa na qual acredita;
  8. Muda a visão que se tem do mundo e das pessoas.

 

Conheça o Programa de Voluntariado da Generation Brasil

Aliá, você sabia que a Generation Brasil possui um programa de voluntariado? Pois é.  Uma das principais frentes do nosso voluntariado é o da pessoa mentora, que tem o objetivo de conectar nossos alunes a pessoas com experiência profissional e que desejam impactar a carreira de um jovem em situação de vulnerabilidade.

E sabe o que é mais legal? Qualquer tipo de profissional pode se tornar uma pessoa voluntaria na Gen! Acreditamos que toda conexão entre profissionais experientes e jovens em início de carreira pode proporcionar significativas trocas de conhecimento.

O principal papel da pessoa mentora voluntária é orientar nos possíveis caminhos para alcançar o emprego formal, quebrar mitos sobre o ambiente corporativo, apoiar os estudantes na preparação para entrevistas e compartilhar conhecimento para que os jovens possam conhecer outras realidades.

 

Por que ser Mentor?

No Brasil, temos mais de 600 pessoas mentoras que já impactaram mais de 900 alunes. Tudo isso, com mais 96% de satisfação por parte das pessoas mentoras.

E sabe porque temos esses altos números? Porque ser uma pessoa mentora é sinônimo de conhecer novas realidades, compartilhar histórias, vivências e ver a vida de outra pessoas se transformar.

Além disso, a experiência de ser uma pessoa voluntária na Generation permite acompanhar todo o processo de evolução dos jovens e adultos, e atuar como orientador ao longo do processo.

Conclusão

Esperamos que essa leitura tenha esclarecido os benefícios do trabalho voluntário e que te inspire a adentrar neste mundo. Certamente, essa experiência só tem a acrescentar em sua vida, tanto profissional como pessoalmente.

Conhece outras pessoas que podem se interessar sobre esse assunto? Compartilhe este post e marque seus amigos nos comentários.

Tem interesse de ser uma pessoa voluntária, clique aqui e entre para a família Generation!