Educação que transforma: Direitos Humanos, Juventude e Generation

Dia 12 de agosto se celebra o Dia Nacional dos Direitos Humanos e, também, o Dia Internacional da Juventude. Para a Generation Brasil, esses dois temas são muito importantes. Porque é a oportunidade dela reafirmar seu compromisso com a cidadania e a dignidade dos jovens. São duas datas que provocam reflexões sobre os nossos direitos e, sobretudo, os nossos deveres enquanto instituição que apoia a educação e a geração de emprego.

O Dia Nacional dos Direitos Humanos, estabelecido em 2012, é uma homenagem à líder Margarida Maria Alves, primeira mulher a assumir a presidência de um grande sindicato em plena Ditadura Militar (1964 -1985). No dia 12 de agosto de 1983, Margarida foi assassinada, aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de latifundiários. Defensora dos nossos direitos como Humanos, foi mulher, pobre, vinda do desconhecido Brejo da Paraíba, defendendo o que temos de mais nobre. “Porque entendo que é melhor morrer na luta do que morrer de fome”.

O Dia Internacional e Nacional da Juventude, comemorado desde 1999, também traduz um compromisso Generation, em todo o mundo. A data foi marcada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar os jovens de sua importância na construção do seu futuro individual e, como consequência, de todos nós.

E, como agentes transformadores da sociedade civil, com toda a responsabilidade que daí vem, a Generation Brasil tem muito a mostrar num país onde o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos passa dos 22% no primeiro trimestre de 2022, segundo o IBGE.

Já a Organização Internacional do Trabalho aponta que 159 mil vagas não são preenchidas por falta de formados nas áreas de tecnologia.

Se 40% dos empregadores afirmam que a falta de capacitação é um entrave para o preenchimento de vagas de entrada, a Generation mostra a solução quando aponta que 80% de seus jovens se empregam até 6 meses após o bootcamp, e que massivos 92% são mantidos em seus primeiros empregos após um ano de contratação.

A Generation é o maior programa gratuito de capacitação profissional e empregabilidade do mundo. Está em 17 países e já impactou 86.000 jovens, dos quais 54% são mulheres e 40% têm dependentes.

E queremos muito mais. Para isso, precisamos da parceria do ambiente corporativo realmente comprometido com a construção de um mundo melhor, onde o jovem tenha garantido seu maior direito, a dignidade, na busca pelo trabalho e seu desenvolvimento pessoal, para que seja atuante na sua própria comunidade.

Afinal não basta a capacitação, o jovem precisa ter apoio e portas abertas para ingressar no mercado de trabalho.

*A Generation é uma ONG de educação para o emprego, presente em mais de 275 cidades em 17 países, com um largo alcance e rápida escala que forma e insere jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.