Está no Ar: novo bootcamp exclusivo por mais mulheres no setor tech

O foco do curso de programação “Java Full-Stack Jr”, que terá duração de 12 semanas, são as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, e que tenham interesse pelo mundo da tecnologia. A iniciativa é uma parceria entre a Generation Brasil e a firma global de consultoria de gestão McKinsey Brasil. A Generation entende que estimular o crescimento das mulheres em uma área de mercado em expansão, no caso a da tecnologia, é uma forma de diminuir as muitas desigualdades que elas sofrem. Além de ensinar as participantes como desenvolver sites de e-commerce, aplicativos para celular e redes sociais, o treinamento inclui questões comportamentais e preparatórias para a busca por emprego, com o apoio psicológico e social.

Foram mais de 900 inscrições, mais de 360 desafios de testes de lógica e interpretação, além de um desafio motivacional quando recebemos mais de 200 vídeos ou áudios altamente criativos. Ao todo, foram realizadas 120 entrevistas no formato online e, por fim, conhecemos as 45 alunas e futuras profissionais do mundo da tecnologia em um bate-papo presencial no dia 18 de agosto, tanto para matrícula presencial, quanto para socialização entre alunas e nossos parceiros. As aulas começaram hoje em tempo integral, das 8h às 17h, em formato ao vivo e online. Desejamos que este seja o primeiro passo de muitos outros que essas mulheres darão ao longo da vida e, com certeza, elas podem contar com o apoio e acolhimento da Generation Brasil.

A Generation Brasil é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a educação para o trabalho nas cidades de São Paulo, Campinas, Recife e Rio de Janeiro, ministrados gratuitamente nas áreas de programação em Java Full Stack, JavaScript, .NET e Mobile, para jovens entre 18 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social ou econômica.

A organização tem como plano de trabalho, recrutar, capacitar e inserir no mercado de trabalho, priorizando a diversidade e a inclusão de mulheres, pessoas pretas e a comunidade LGBTQIAPN+ no setor de tecnologia que, segunda a Brasscom, terá uma demanda por mão de obra qualificada com aproximadamente 420 mil vagas até 2024.

A McKinsey & Company é uma firma global de consultoria de gestão estratégica. Sua missão é auxiliar líderes a obter melhorias de desempenho distintivas, duradouras e significativas, bem como construir uma grande firma capaz de atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas altamente capacitadas.