O que uma tatuagem tem a ver com uma grande mudança na carreira?

No pulso esquerdo, um dos símbolos da programação  (</>) . Se você reparar na tatuagem da Jessica Cavalcante, é provável que acerte a área em que ela trabalha atualmente: tecnologia. O que você não sabe é o que esse símbolo significa na vida dela: “Fiz essa tatuagem dois dias antes de concluir o programa da Generation. Toda vez que olho para ela me lembro dos desafios que enfrentei, da capacidade de me reinventar e do quão forte eu sou”, ela conta claramente emocionada. 

Jéssica tem 35 anos, é mãe de dois meninos e mora em Guarulhos, em São Paulo. Apaixonada por esportes, ela cursou Educação Física numa universidade particular quando era mais nova, mas não terminou o curso porque já não conseguia arcar com as mensalidades. Foi aí que entrou na área comercial. Atuou como operadora de telemarketing, com vendas de porta em porta e, nos últimos quatro anos, estava no mercado de bebidas. Trabalhava numa loja na qual desempenhava várias funções como entrega de bebidas, vendas e inventário.

No fim de 2022, porém, descobriu os programas da Generation por conta de uma turma exclusiva oferecida pelo Zé Delivery, plataforma que entrega bebidas por meio de parceiros. A empresa, em parceria com a Generation, disponibilizou o curso de programação em Java para pessoas que atuavam como entregadoras e seus familiares.Finalmente, a Jessica renovou a esperança no seu caminho profissional: “Pela primeira vez em 12 anos meus olhos estavam brilhando pelo que viria”, ela explica. 

Equilibrar trabalho com aulas de oito da manhã até cinco da tarde, estudos e família foi extremamente desafiador, mas ela sabia que precisava mergulhar nessa oportunidade. “Só foi possível porque uma rede de pessoas me deu apoio. Sou muito grata à minha esposa, à minha mãe e ao meu pai. Cada um me ajudou de uma maneira. Também tive colegas de estudo muito incríveis, que me ajudaram muito, além do pessoal por trás do programa que era muito acolhedor”, ela enfatiza.   

E todo o esforço valeu a pena. Há dois meses, foi contratada como desenvolvedora na BEES, plataforma de e-commerce e SaaS B2B, da ABInBEV. “É tudo muito recente, mas a minha vida melhorou em muitos aspectos depois do programa”, conta. Trabalhando de casa, Jessica agora pode levar as crianças na escola, passar mais tempo com a sua esposa e tem a chance de trabalhar e aprender com colegas de vários cantos do Brasil. 

” O que eu gostaria de falar para a Generation, para a Zé Delivery e outras empresas é: continuem esse trabalho incrível. Tem muitas Jessicas por aí”, ela acrescenta.

Hoje, seus filhos contam, orgulhosos, que a mãe é programadora enquanto ela recorrentemente celebra sua realização profissional cada vez que olha para a tatuagem no próprio pulso.