Superando Vieses na Contratação e Promoção

No dinâmico cenário do emprego e crescimento organizacional, superar os vieses inconscientes na contratação e promoção é um desafio fundamental. Os vieses, frequentemente inconscientes, podem afetar significativamente os processos de tomada de decisão, levando a um ambiente de trabalho menos diversificado e inclusivo. Isso não apenas impacta os indivíduos que podem ser injustamente desvalorizados, mas também prejudica a inovação de uma maneira geral, produtividade e moral de uma empresa. Aqui está como os vieses inconscientes no local de trabalho criam efeitos negativos – e cinco estratégias para os empregadores superá-los.

O Impacto dos Vieses Inconscientes na Contratação e Promoção

Os vieses inconscientes na contratação e promoção se manifestam em várias formas, incluindo vieses de gênero, idade, raça e formação educacional. Esses vieses podem levar a uma força de trabalho homogênea, inibindo a criatividade e novas perspectivas. Por exemplo, quando uma empresa consistentemente favorece candidatos de um determinado gênero ou origem racial, ela inadvertidamente cria um ambiente que resiste à mudança e ao pensamento diversificado. Além disso, candidatos em potencial e funcionários valiosos podem se sentir desvalorizados e marginalizados, resultando em uma menor satisfação no trabalho e taxas de rotatividade mais altas.

Os efeitos negativos dos vieses não se limitam a preocupações morais e éticas. Eles têm impactos tangíveis e adversos nos resultados comerciais. Um estudo da McKinsey & Company revelou que a diversidade — em suas muitas formas — está correlacionada com a lucratividade. Por exemplo, eles descobriram que “empresas com equipes executivas mais etnicamente diversas […] têm 33% mais chances de superar seus concorrentes em lucratividade”. Em contraste, práticas de recrutamento e promoção enviesadas podem levar a tomadas de decisão inadequadas, redução do engajamento dos funcionários e danos à reputação da empresa, o que por sua vez pode afetar seu resultado final.

 

5 Estratégias do Empregador para Combater os Vieses Inconscientes

  • Entender e reconhecer os vieses

O primeiro passo para superar os vieses inconscientes é reconhecer sua existência. Os empregadores precisam educar a si mesmos e aos seus funcionários sobre os diversos tipos de vieses e como eles podem se manifestar no ambiente de trabalho. Workshops, sessões de treinamento e discussões regulares sobre diversidade e inclusão podem ajudar a promover um ambiente de conscientização e mudança.

  • Padronizar processos de recrutamento

A implementação de entrevistas estruturadas e critérios de avaliação padronizados pode reduzir significativamente os vieses. Ao fazer as mesmas perguntas a todos os candidatos e avaliá-los com base em um conjunto consistente de critérios, os empregadores podem tomar decisões mais objetivas.

  • Fazer contratações baseadas em habilidades

A contratação baseada em habilidades muda o foco dos marcadores tradicionais, como formação educacional, gênero ou idade, para as habilidades e competências reais necessárias para o trabalho. Esta abordagem envolve definir conjuntos de habilidades claras e específicas necessárias para uma posição e avaliar os candidatos apenas com base em sua capacidade de atender a esses requisitos. Ao fazer isso, os empregadores têm mais chances de avaliá-los de forma objetiva, reduzindo a influência de vieses inconscientes que podem surgir de detalhes pessoais não relevantes

A contratação baseada em habilidades não apenas garante um processo de seleção mais justo, mas também ajuda a identificar o melhor talento para a função, independentemente de sua formação. Este método promove a diversidade e a inclusão dentro da força de trabalho, pois abre oportunidades para uma variedade maior de candidatos que podem ter sido desvalorizados sob práticas de contratação tradicionais, levando, em última instância, a um ambiente de trabalho mais dinâmico e inovador.

  • Promover Painéis Diversificados

Ter um grupo diversificado de pessoas envolvidas no processo de recrutamento e promoção pode fornecer várias perspectivas e reduzir a probabilidade de vieses inconscientes. É importante que esses painéis não sejam apenas diversificados em aparência, mas também estejam capacitados para expressar suas opiniões e contribuir para a tomada de decisões.

  • Revisar e Avaliar Regularmente

As organizações devem avaliar continuamente seus processos de recrutamento e promoção para identificar quaisquer padrões de vieses ou discriminação. Isso envolve coletar e analisar dados para entender onde os vieses podem existir e, em seguida, tomar medidas concretas para abordá-los.

 

Parceria com a Generation

Uma abordagem inovadora para superar os vieses inconscientes no recrutamento é fazer parceria conosco. Somos uma organização global que tem por objetivo transformar sistemas de educação para o emprego com o intuito de preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras de vida que, de outra forma, seriam inacessíveis.

Nós ajudamos a promover a diversidade, equidade e inclusão (DEI) na contratação, conectando nossos parceiros com um banco de talentos diversificado e altamente qualificado. Aqui está como podemos ajudá-lo: 

 

  • Abordagem baseada em habilidades: A Generation concentra-se nas habilidades e competências necessárias para funções específicas, em vez de marcadores tradicionais de qualificação, como diplomas ou indicações pessoais. Isso ajuda os empregadores a superar a escassez de talentos e a focar no que realmente importa – a capacidade de desempenhar o trabalho.
  • Banco de talentos diversificado: Ao trabalhar com indivíduos de diversas origens, a Generation oferece acesso a um grupo de talentos diversificado, reduzindo principalmente o risco de contratação homogênea.
  • Seleção livre de vieses:  A metodologia da Generation inclui processos de seleção livres de vieses, garantindo que os candidatos sejam escolhidos com base em suas capacidades e adequação para a função, em vez de quaisquer características pessoais que não sejam relevantes. 
  • Suporte e treinamento: Além do recrutamento, a Generation oferece suporte aos candidatos e empregadores ao longo da jornada de emprego, oferecendo apoio para garantir uma colocação bem-sucedida

 

Superar os vieses inconscientes no recrutamento e na promoção não é apenas um imperativo moral, mas uma necessidade estratégica para organizações que visam prosperar em um ambiente diversificado e competitivo.

Ao reconhecer a existência de vieses, avaliar e melhorar continuamente, e aproveitar parcerias inovadoras com a Generation, os empregadores podem dar passos significativos em direção a um ambiente de trabalho mais inclusivo e bem-sucedido.

Na Generation, nossa missão é treinar, apoiar e colocar pessoas em oportunidades de carreira que, de outra forma, seriam inacessíveis e que podem mudar suas vidas. Explore nossos programas de emprego para ver as profissões que apoiamos, e entre em contato com nosso time para conversar – o e-mail é bdbrasil@generation.org