Daysy Lorena

Dê o primeiro passo

Depoimento Daysy Lorena, analista de engenharia de TI PL no Itaú Unibanco, formada pela Generation Brasil

Não foi fácil

Daysy Lorena, uma ex-aluna da Generation Brasil, compartilha sua inspiradora jornada. Com 28 anos e formada em engenharia de produção, Daysy decidiu explorar a área de tecnologia, especificamente engenharia de software. Durante a pandemia, enquanto atuava como gestora de unidades educacionais em São Paulo, Daysy se deparou com um cenário desafiador: todas as unidades estavam fechadas.

“As dificuldades financeiras eram uma realidade na minha vida. Sem trabalho e morando com 10 familiares, todos se apoiando para enfrentar os desafios financeiros, posso afirmar que a situação era difícil. Sem a generosa assistência da Generation e a oportunidade de fazer um curso totalmente gratuito, eu não teria condições de estudar e transformar minha trajetória de vida, assim como a da minha família. A Generation foi um verdadeiro divisor de águas para mim.”

Decidindo mudar o rumo

Foi nesse momento que um amigo, que também fez faculdade com ela, apresentou o trabalho da Generation Brasil. Durante os três meses do programa, Daysy encontrou pessoas inspiradoras que despertaram seu desejo de aprender e crescer. Consciente dos desafios que mulheres enfrentam na área de tecnologia, a jovem desejava ser um exemplo para outras pessoas que compartilhassem histórias semelhantes à sua.

No entanto, havia um obstáculo a ser superado: a falta de equipamento para realizar o curso. Em meio à pandemia, Daysy não tinha recursos para pedir emprestado e se sentia incapaz de arcar com essa despesa adicional. Mas a Generation foi além das expectativas. Ao compartilhar sua situação com o time da ONG, a organização emprestou os equipamentos necessários para estudar durante todo o bootcamp.

Durante o programa, ela passou por três fases, com a orientação de professores dedicados que abordaram tanto aspectos técnicos quanto habilidades emocionais. Ao chegar ao final do curso, Daysy teve acesso a mentoria e encontrou uma mentora excepcional. Juntas, apresentaram um projeto e iniciaram a busca por oportunidades de emprego.

A recompensa pelo esforço

“Meu esforço foi recompensado quando consegui uma posição no Itaú Unibanco como desenvolvedora. Três meses depois, meu chefe reconheceu meu potencial de liderança e pediu para que eu assumisse temporariamente a posição de liderança da equipe. Desde então, tenho exercido essa função com sucesso há mais de dois anos e meio.”

Daysy acredita que as empresas devem buscar talentos e diversidade, e o contato com a Generation pode ampliar seus horizontes, permitindo que enxerguem o potencial em pessoas vindas de diferentes situações. Ela espera que mais oportunidades sejam abertas para outras pessoas, assim como aconteceu com ela.

Além dos aspectos técnicos do programa, Daysy destaca a importância da conexão emocional e do apoio mútuo entre os alunos. A turma da Generation Brasil se mantém unida, compartilhando dúvidas, medos e inseguranças mesmo fora do ambiente de aula.

A mensagem de Daysy para aqueles que desejam trilhar esse caminho é clara: “dê o primeiro passo, pois o grupo estará lá para te acompanhar em toda a jornada.”