Débora

Diferentes paixões

Débora é bióloga, professora, e agora uma mulher na tecnologia! Ela sempre buscou uma maneira de combinar suas duas paixões: biologia e tecnologia. Em seus estudos de biologia, encontrou duas formas de uni-las: uma iniciação científica sobre simulação computacional de biomoléculas e um programa de intercâmbio na Itália, com foco nos princípios da bioinformática.

Uma boa formação, mas, apesar disso, dificuldades para encontrar um emprego

Débora voltou ao Brasil para se formar, mas não tinha certeza de seus próximos passos. Buscou trabalho como professora, mas não conseguiu encontrar. Pensou em fazer um mestrado, porém, não conseguia tomar uma decisão sobre o campo de estudo. Por fim, conseguiu trabalho na área de ensino, em Portugal.

De volta ao seu país, dezoito meses depois, foi encorajada por seu irmão e seu namorado, que já trabalhavam em tecnologia, a ir atrás da sua paixão desde a infância. Assim como muitos profissionais jovens que querem fazer uma transição para a área de tecnologia, Débora procurava cursos online nessa área. Então, deparou-se com o primeiro curso da Generation Brasil: o bootcamp Desenvolvedor Web Java Junior.

Uma mudança de vida

Parecia uma oportunidade perfeita para ela: um bootcamp de programação que oferecia mentoria e a oportunidade de participar de entrevistas de emprego após a conclusão do curso, focado em jovens profissionais em transição de carreira. “A Generation me proporcionou uma oportunidade única. Eu não tinha visto nenhum outro programa que auxiliava com o transporte, orientação e o suporte semanal de um assistente social. Além disso, havia o foco tanto em habilidades técnicas quanto comportamentais.”

A Generation representou um momento de mudança de vida: para participar do programa de 12 semanas, Débora mudou-se para São Paulo para morar com a irmã, deixando a cidade onde vivia com o namorado. Deixou seu emprego como professora, o qual havia lutado tanto para conseguir e estava determinada a entrar no mundo da tecnologia.

Débora recebeu três ofertas de emprego em pouco tempo. Ela não podia acreditar, depois de tantas experiências negativas tentando encontrar trabalho. “No dia em que nos formamos na Generation, dois superintendentes de um grande banco pediram para falar comigo sobre oportunidades na empresa. Eu estava inicialmente nervosa sobre a entrevista mas, no final, a única coisa que eles me perguntaram foi em qual departamento da empresa eu gostaria de ingressar!”