4 motivos para entrar na área de tecnologia

Por: Gabriele Santos Paz

Escolher uma carreira para seguir, ou mesmo mudar de área, pode ser um grande passo na vida de alguém. É preciso avaliar as vantagens e desvantagens dessa escolha, bem como da área escolhida.

Das 30 profissões mais promissoras para o ano de 2021, segundo levantamento da consultoria de recursos humanos PageGroup, a área de Tecnologia da Informação (TI) ocupa o segundo lugar no ranking.

Isso se vê como um reflexo da pandemia que acelerou a transformação digital nas empresas e fez com que esse setor passasse pela crise sem grandes dificuldades. Com isso, também ficou em evidência a grande demanda por novos projetos e profissionais qualificados.

Pensando nisso, reunimos quatro motivos para quem está pensando em entrar na área de tecnologia ou quem considera uma transição de carreira. Confira abaixo:

O que é uma carreira em tecnologia?

Antes de falarmos sobre os principais motivos para adentrar na área de Tecnologia da Informação, vamos entender do que se trata uma carreira nesse setor.

Existe uma gama de oportunidades e possibilidades no mercado de trabalho para a área de TI. É importante conhecer as diferentes possibilidades da carreira para fazer a melhor escolha e ser um profissional requisitado.  Confira algumas opções:

  • Pessoa desenvolvedora;
  • Pessoa engenharia de software;
  • Pessoa Analista de dados;
  • Product Owner;
  • Especialista em segurança da informação.

Assim, um único curso pode levar a pessoa a diversos lugares ocupacionais e, também, a construir uma carreira sólida.

Amplo mercado de trabalho

Como falado anteriormente, muitas pessoas que estão em busca de um início ou nova carreira, estão se voltando à área de TI. E, um dos principais motivos para isso estar acontecendo, é a quantidade de oportunidades para esta área no mercado de trabalho .

Em pouco tempo, todas as empresas precisarão de profissionais para ocupar os mais distintos cargos na área de tecnologia. Isso porque, a tecnologia torna-se um pilar extremamente necessário dentro das empresas, principalmente para tornar os processos mais inovadores, rápidos e automatizados. Sem contar, da necessidade de atualização das organizações para permanecerem competitivas nos seus respectivos mercados.

Pode-se perceber isso pelo próprio mercado brasileiro, já que o setor de tecnologia da informação é um dos setores que mais vem crescendo e desenvolvendo novas áreas e oportunidades para os profissionais.

Em 2015, por exemplo, o país enfrentava o início de uma recessão, contudo o setor de TI crescia em 4,2%. Já em 2017, período de demissões em massa em grandes empresas, o mesmo setor cresceu 7,2%¹.

A graduação voltada a tecnologia capacita estudantes a atuarem em diversos setores. A programação é a principal deles, pelo grande número de boas vagas disponíveis, entretanto, existem diversas opções. O Curso de Ciência da Computação, por exemplo, prepara você para oportunidades como atuação com Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Segurança da Informação, desenvolvimento de Inteligências Artificiais e diversas outras possibilidades que constantemente beneficiam bons profissionais no mercado.

Fora todas essas possibilidades, o empreendedorismo também é uma opção viável. Abrir o próprio negócio pode fazer com que você participe no crescimento de outras empresas sem estar conectado a elas e decida para onde vai a sua carreira.

Com todos esses fatores, podemos perceber a solidez do mercado de tecnologia da informação e o espaço de crescimento proporcionado para quem deseja se tornar um profissional dessa área.

Continue a leitura para conferir mais motivos para adentrar no mercado de TI!

Oportunidade de carreira

Com o que pudermos perceber previamente, fica claro que a área da Tecnologia da Informação é uma das melhores para se investir ao se pensar em uma carreira. Além da grande gama de oportunidades profissionais, a média de salários nessa área é muito alta.

Um levantamento do Guia da Robert Half identificou que, no Brasil, a faixa salarial de um desenvolvedor mobile varia entre R$ 5.500 e R$ 19.350², dependendo do nível de conhecimento do profissional e da localização.

Por esse, e mais fatores abordados na continuação deste tópico, estudar Tecnologia da Informação deixou de ser uma opção para apenas aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, ou os apaixonados por tecnologia. A área tem atraído olhares de profissionais e gestores de todos os setores, como uma segunda carreira.

De acordo com a PageGroup, em 2021 a área de TI continuará em evidência, atraindo cada vez mais profissionais e apesar do mercado investir nesta área, há poucas pessoas especialistas no país, não conseguindo preencher a demanda do setor.

Para se ter uma ideia, são formados 46 mil profissionais ofertados ao mercado, ansiosos por trabalhar. Entretanto, a demanda de mercado é de 70 mil profissionais anualmente em tecnologia.³

Por conta disso, há um alto índice de empregabilidade e um alto reconhecimento de quem estiver capacitado para preencher essas vagas tão cobiçadas.

Alto índice de empregabilidade 

Já mencionamos ao longo deste artigo o quão em alta o mercado de TI está. Assim, também podemos afirmar que a TI é o futuro. Já estamos vendo como, cada vez mais, serviços e elementos da vida humana são transferidos para o mundo digital.

Como consequência, a demanda por profissionais qualificados em Tecnologia da Informação aumentará e o futuro dependerá cada vez mais deles. Os cursos que envolvem tecnologia também estão em alta no mercado.

Todavia, há uma carência de profissionais qualificados para as vagas. Há muitas vagas no mercado, porém não há profissionais capacitados.

Tal fato faz com que empresas passem a competir para obter profissionais, de maneira que, com um alto conhecimento técnico, seja possível escolher a melhor oportunidade, de acordo com os benefícios de cada empresa.

Valorização do profissional 

 

Com a expansão do mercado de tecnologias no Brasil, pessoas especializadas nessa área se tornaram membros essenciais para o crescimento de empresas e do desenvolvimento econômico do país. Com isso, esse mercado está em constante crescimento por alguns fatores chaves que mencionaremos agora.

É comum que qualquer empreendimento hoje possua um site, aplicativo, ou qualquer outra solução que conecte o público da companhia ao ambiente digital. Outro ponto relevante para a área de TI é que as empresas precisam se adequar a segurança de dados e informações de seu público. Além disso, é claro o quanto a tecnologia pode facilitar outros setores de um negócio, como a contabilidade, controle de estoque, entre outros.

Esses são apenas alguns dos muitos fatores que contribuem para a  longevidade do setor e a valorização de profissionais capacitados de TI. Para comprovar isso, trazemos os dados de uma pesquisa da Korny Ferry. Esse estudo mostrou que de 2012 a 2017, o mercado de tecnologia obteve um reajuste salarial de 53%.

Para falar mais especificamente do Brasil, de acordo com dados da revista Olhar Digital, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), tiveram sua maior alta salarial no ano passado, cerca de 55,5%. O salário base da área de TI no Brasil, em média, era de R $6020,41 em Setembro de 2020 e, em Fevereiro de 2021, passou para R $9364,21. 

Esse aumento salarial, proporcionou outros benefícios para profissionais da área como a estruturação de um plano de carreira e o estímulo para aprofundar-se nos estudos da área.

Conclusão

E aí? Se convenceu a entrar para a área de Tecnologia da Informação? Aproveite a oportunidade para entrar na área de tecnologia e se inscreva na lista de interesse para participar de um dos processos seletivos da Generation!

Confira os cursos:

 

 

A Generation é uma ONG de educação para o emprego, que está em seu 3º ano de operação,e já beneficiou aproximadamente 1500 pessoas nos seus programas de capacitação em tecnologia.

Seu principal objetivo é transformar o sistema de educação para o emprego. Isso é buscado ao tentar diminuir o desemprego entre jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade, criando oportunidade de emprego, gerando aumento de renda e qualidade de vida para as pessoas participantes e suas famílias.

Um dos principais diferencial da ONG é ser uma solução para eliminar a lacuna de habilidades entre jovens que querem se inserir no mercado de trabalho e empresas que buscam talentos com a qualificação necessária.

Se interessou pela área de Tecnologia, mas não sabe onde buscar sua qualificação? Se você tem entre 18 e 30 anos, possui ensino médio completo, reside na localidade do programa e tem disponibilidade de período integral, se inscreva para um dos bootcamps da Generation!

Todo o aprendizado é fornecido de forma gratuita e com possível fornecimento de equipamentos para a realização do curso. Não perca essa oportunidade e venha para a família Generation!

 

 


[1] Fonte: Blog trybe – Carreia em tecnologia 

[2] Fonte: G1 – Salários em TI

[3] Fonte: DNA Hunter – Recrutamento de talentos de TI

Posted in UncategorizedTagged

Conheça a Generation Brasil

Por: Gabriele Santos Paz

Você tem dificuldade de se qualificar para entrar no mercado de tecnologia? Sente que não há espaço para pessoas como você em grandes empresas? E você empregador: tem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada? Pois saiba que a Generation é a ponte entre esses dois mundos!

A Generation é uma ONG independente de educação para o emprego, criada pela McKinsey & Co, presente em mais de 15 países e que hoje conta com muitos financiadores e apoiadores.

Hoje, a ONG, já possui o programa global de maior alcance e mais rápida escala que forma e insere jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais. Em seu 3º ano de operação, a Generation já beneficiou 1500 pessoas em seus programas.

Ficou interessado em saber mais sobre a Generation? Confira o texto abaixo e entenda mais sobre como a ONG impacta a vida das pessoas e o desenvolvimento das empresas ao unir esses dois lados da mesma moeda!

Quem somos

No mundo todo, mais de 75 milhões de jovens estão desempregados. Ao mesmo tempo, muitas empresas não conseguem encontrar pessoas com as habilidades necessárias para preencher suas vagas de entrada.

Fundada em 2014 pela McKinsey & Company  para ajudar a eliminar essa lacuna, a Generation é uma organização independente e sem fins lucrativos que vem crescendo com velocidade.

Um dos principais objetivos da Generation é diminuir o desemprego entre os jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade e resolver o problema de falta de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

Olhando pela perspectiva do empregador, os bootcamps da Generation levam pessoas qualificadas para dentro das empresas, contribuem para a diversidade da força de trabalho e trazem impacto duradouro na carreira dos participantes.

O diferencial da ONG é ser uma solução para eliminar a lacuna de habilidades entre jovens que querem se inserir no mercado de trabalho e empresas que buscam talentos com a qualificação necessária. 

Forma de atuação

A Generation aplica a mesma metodologia em todos os seus países de operação. Essa metodologia possui 7 etapas:

  1. Engajamento de empregadores e levantamento de vagas desde o início
  2. Recrutamento de jovens (18-30 anos) com base em características intrínsecas e requisitos profissionais para a profissão
  3. De 10 a 12 semanas de treinamento intensivo em habilidades técnicas, comportamentais, mentalidade + serviços de apoio social (ex: auxílio internet, notebook e bolsa)
  4. Conexão com mercado de trabalho (Feira de Projetos e Indicações)
  5. Mentoria durante e após o programa e comunidade de alumni que acompanham os alunos no local de trabalho
  6. Cálculo de retorno sobre o investimento (ROI) para empregadores, estudantes e sociedade
  7. Uma abordagem centrada em monitoramento e avaliação de dados em cada etapa

Diferenciais Generation 

Com base nessa abordagem específica, a Generation traz diferenciais tanto para seus alunes quanto para os empregadores. Alguns pontos de destaque que podemos ressaltar são os seguintes:

  • Alta empregabilidade: 86% dos graduados da Generation são empregados dentro de 6 meses após a conclusão do programa!
  • Desempenho de qualidade: 93% dos empregadores pensam em contratar novamente as pessoas formadas pela Generation
  • Aumento de renda: Os alunes Generation experienciam um aumento de sete vezes na sua renda imediatamente após a graduação na Generation

Alunes

Confira abaixo os pontos principais que ajudam os alunes Generation a a construir uma carreira de sucesso

Instrutores e mentores
Os instrutores Generation são pessoas altamente qualificadas, e com habilidades técnicas e socioemocionais incríveis para transmitir aos nossos alunes. Além disso, contamos com uma rede de pessoas mentoras parceiras, com experiências em diversas empresas e setores, que apoiam os nossos alunes durante e após o curso com suporte emocional, dicas para empregabilidade, visão sobre o mercado de trabalho, entre muitas outras coisas.

Currículo
Os alunes Generation possuem contato contínuo com a rede de graduados para lhes auxiliar!

Ensaio para entrevista
A equipe Generation fornece feedbacks através de entrevistas simuladas, assim, os alunes possuem mais confiança e preparo para as entrevistas de emprego.

Apoio contínuo
Após a formatura, os mentores continuam acompanhando os alunes. Oferecendo apoio na busca por emprego e orientação para o sucesso contínuo.

Rede confíavel
Os alunes Generation possuem contato contínuo com a rede de graduados para lhes auxiliar

Eventos
Diversos eventos e workshops que focam em ajuda o alune a seguir crescendo são organizados de forma gratuita

Empregadores 

 

Como falado anteriormente, o grande diferencial da Generation é que ela não foca apenas em atuar de maneira diferenciada com seus alunes, mas também com os empregadores.

É fato que esses enfrentam vários problemas em trabalhos de nível inicial: dificuldade em encontrar talentos qualificados, performance insatisfatória e alta rotatividade, são alguns exemplos.

A Generation pode ajudar a resolver esses desafios com sua abordagem única de treinamento!  Identificando, treinando e capacitando indivíduos que podem agregar valor ao negócio desde o primeiro dia de trabalho. A ONG também trabalha com os empregadores para personalizar programas com base em suas necessidades específicas!

Com isso, o foco da Generation é na criação de valor, na atração, seleção e retenção de novos talentos. Integrando habilidades técnicas, comportamentais e mentalidades nos programas de qualificação profissional, permitindo que as pessoas participantes desenvolvam rapidamente o domínio da profissão desejada.

Conheça os bootcamps! 

Para iniciar esse tópico, vamos falar sobre os pré-requisitos necessários para se candidatar aos bootcamps:

  • Idade de 18 a 30 anos;
  • Possuir ensino médio completo;
  • Residir na localidade do programa;
  • Ter disponibilidade de período integral.

Cada um desses requisitos tem um porquê por trás e vamos explicá-los no decorrer deste tópico! Para a empregabilidade acontecer da melhor forma é necessário que o alune resida na mesma cidade, ou região metropolitana, onde o curso está sendo ofertado. Isso acontece, devido ao fato de que, na maioria das vezes, as empresas que se conectam à Generation também possuem suas sedes nas cidades dos cursos.

O limite de faixa etária se resume ao fato de que a Generation foi criada com base em uma pesquisa que constatou que existem mais de 75 milhões de jovens desempregados no mundo. E a maioria desses jovens no Brasil estão entre 18-30 anos! Pelo fato de ser uma ONG, a Generation ainda não consegue atingir todos os públicos que sofrem com o desemprego no Brasil, por isso opta por trabalhar com apenas uma parcela da população por enquanto.

 

Os bootcamps possuem vários diferenciais que fazem com que os alunes se destaquem quando formados. Podemos, primeiramente, dar destaque ao fato de que os cursos simulam uma rotina de trabalho – com reuniões diárias, atividades a serem feitas na plataforma e entregas durante todo o dia.

Essa programação diária é feita com objetivo preparar o alune para o que será visto no mercado de trabalho. Além disso, como uma formação completa para iniciar uma carreira na área da tecnologia é oferecida em apenas 3 meses, é necessário que os alunes tenham disponibilidade para estudar o dia inteiro.

E vale ressaltar: caso alguma das pessoas aprovadas para o bootcamp não tenha acesso a interno ou o equipamento necessário, a Generation tem uma política de empréstimo de notebook e auxílio internet!

Outra parte essencial do currículo dos bootcamps Generation se trata das habilidades comportamentais. Essas são essenciais para que o futuro trabalhador tenha sucesso no seu cotidiano empresarial. Dentre esses conhecimentos, podemos citar alguns que serão ensinados:

  • Coordenar e se comunicar com sua equipe e clientes
  • Identificar quando pedir ajuda e quais recursos utilizar
  • Aprender a aprender e ensinar
  • Mentalidade de crescimento
  • Orientação ao futuro
  • Persistência
  • Responsabilidade pessoal
  • Orientação ao detalhe
  • Trabalho em equipe
  • Proatividade
  • Comunicação
  • Gerenciamento de Stress

Pessoa Desenvolvedora Web 

O curso de Pessoa Desenvolvedora Web Jr. fornece todas as habilidades necessárias para o sucesso pessoal e profissional de uma pessoa que quer construir uma carreira no mundo tech!

Dentre as habilidades técnicas desenvolvidas pelo curso, podemos citar:

  • Fundamentos de programação: variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação;
  • Estrutura de dados: princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos;
  • Banco de Dados: introdução a bases de dados relacionais; Structured Query Language (SQL);
  • HTML + CSS + Javascript: HTML5, CSS3, Bootstrap, DOM, seletores, adicionar/apagar, edição; objetos, variáveis, escopos; gerenciamento estendido: storage, forms, embeds;
  • Programação Avançada: Utilização de Java para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Spring;
  • Metodologia SCRUM: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento web.

Todas as pessoas formadas pela Generation estarão 100% preparadas para desenvolver, testar, e manter aplicativos, projetar, desenvolver e testar unidades de acordo com os padrões estabelecidos, solucionar problemas de código e etc.

Pessoa Desenvolvedora Mobile 

O curso de Pessoa Desenvolvedor Mobile ensinará a programar aplicativos e soluções para mobile.Todos as pessoas participantes, ao final das aulas, estarão preparades para o mercado de trabalho com os seguintes conhecimentos:

  • Escrever código de maneira eficiente e ágil, utilizando frameworks, protocolos de comunicação e melhores práticas de programação;
  • Resolver problemas nos códigos, usando a melhor abordagem, de forma rápida e precisa;
  • Desenvolver funções, utilizando estruturas e segurança adequadas;
  • Arquitetura de software, por meio de um entendimento básico da arquitetura comum;
  • Depuração, aprendendo a usar ferramentas de depuração para localizar erros com facilidade;
  • Monitorar as versões lançadas nas lojas de aplicativos, garantindo a satisfação do usuário;
  • Preparar e revisar novas versões, aprendendo como usar, atualizar e remover APIs obsoletas;
  • Fragmentação, entendendo como escrever e testar aplicativos que funcionem em diferentes sistemas operacionais (Android e IOS);
  • Princípios básicos de Agile e Scrum, para desenvolver os projetos com maior eficiência.

Os alunes Generation saem do bootcamp com o preparo ideal para atuar como uma Pessoa Desenvolvedora Mobile Júnior: projetaram, construíram e aperfeiçoaram aplicativos e soluções para dispositivos móveis, com diversas finalidades.

Pessoa desenvolvedora.Net 

O currículo do bootcamp de Pessoa Desenvolvedora dotNet garante que todos os formados estarão 100% preparades para o mercado de trabalho! Conheça mais sobre os aprendizados técnicos do curso:

  • Fundamentos de programação: variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação;
  • Estrutura de dados: princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos;
  • Banco de Dados: introdução a bases de dados relacionais, Structured Query Language (SQL), SqlServer;
  • HTML + CSS + Javascript+React: HTML5, CSS3, Material UI, DOM, seletores, adicionar/apagar, edição; objetos, variáveis, escopos; gerenciamento estendido: storage, forms e requisições por Axios;
  • Programação Avançada: Utilização de Linguagem C# para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Asp.net Core5 e ORM Entity Framework Core;
  • Metodologia SCRUM: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento web.

Todas as pessoas que passarem pelo bootcamp da Generation estarão preparados para tomar seu local no mercado de trabalho: farão parte de uma equipe que projeta, constrói e aperfeiçoa aplicativos, sites e outros sistemas de software. Estarão envolvidos em todas as áreas de desenvolvimento, do design ao teste do produto!

Conclusão

A missão da Generation é transformar os sistemas de educação para o emprego de maneira a preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis!

A ONG busca atingir esse objetivo por meio de seus cursos – que são acessíveis para os que normalmente não teriam essas oportunidades – e a empregabilidade, ao conectar os alunes com empresas que necessitam desse tipo de mão de obra.

E agora que você já entendeu como a Generation trabalha para atingir esse objetivo, o que acha de se candidatar a dos bootcamps? Ou indicar alguém para um dos cursos? Agora, se você é um empregador, entre em contato para entender como pode se associar a Generation e transformar a vida de pessoas!

 

 

Posted in Generation Brasil

Conheça 5 motivos pelos quais sua empresa precisa de diversidade!

 

Por: Gabriele Santos Paz

A diversidade é um assunto que vem sendo cada vez mais debatido na nossa sociedade e, para o mercado de trabalho, isso não poderia ser diferente. A Lei nº 8.213, de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas, obriga empresas com mais de 100 funcionários a preencherem de 2% a 5% das vagas com pessoas reabilitadas ou com deficiência.  Contudo, ter diversidade na sua empresa vai muito além disso.

Abrir as portas da sua organização para a diversidade atinge vários espectros: idade, nacionalidade, posição social, identidade de gênero e orientação afetiva. Além disso, não basta apenas buscar colaboradores diversos, é preciso entender os impactos que a diversidade traz ao negócio.

Uma equipe diversificada pode ajudar a aumentar o desempenho e os resultados de sua empresa, além de trazer mais bem estar para as pessoas colaboradoras. Perfis diversos fazem sua equipe ser rica em talentos, melhoram os resultados da empresa e contribuem para o seu sucesso.

Neste artigo você entenderá do que se trata a diversidade dentro das empresas e a relevância deste tema. Também separamos 5 vantagens de ter diversidade dentro da sua organização. Tem interesse? Então, vamos lá! 

O que é a diversidade nas empresas? 

Ser uma empresa diversa significa ter uma equipe de pessoas colaboradoras composta por pessoas de diferentes grupos culturais. Nesse sentido, condição social, orientação afetiva, raça, religião etc. não são critérios excludentes.

Essa diversidade no ambiente de trabalho proporciona às organizações maiores conhecimentos e habilidades. Além disso, se bem administrada, essa pluralidade dá às empresas maiores vantagens competitivas, já que é uma prática que dá acesso a uma variedade muito maior de talentos.

Quando uma equipe é composta por profissionais diversificados, a empresa ganha vantagem na forma como percebe seu público-alvo, pois a pluralidade também está presente neste grupo. Assim, suas necessidades e motivações são mais bem percebidas e resolvidas graças à diversidade dos pontos de vista dos profissionais empregados.

Por esses motivos, podemos perceber que é essencial que sua organização possua uma cultura organizacional que trate a diversidade como parte estratégica para o desenvolvimento do negócio.

Ao permitir que pessoas com diferentes perfis troquem experiências, o ambiente de trabalho se torna um local saudável, motivador e capaz de transformar a organização – isso também cria mais valor para os produtos e serviços da empresa.

Vale ressaltar que, apesar da diversidade ser um ponto chave ao desenvolvimento das organizações, não se pode apenas contratar alguém com o intuito de cumprir com uma obrigação – cumprir a lei.  É preciso considerar todos os grupos sem preconceitos, procurar boas pessoas candidatas e sempre focar no que a diversidade trará como resultado. Confira nos próximos tópicos como a diversidade é benéfica para o crescimento das empresas! 

Por que a diversidade nas empresas é importante? 

Empresas que incentivam a diversidade criarão ambientes de trabalho mais saudáveis com redução de conflitos e maior engajamento dos colaboradores.

Esse fato se comprova através de uma pesquisa da Harvard Business. Ela revela que investir na diversidade gera redução de conflitos em até 50% quando comparado a organizações que não realizam esse investimento.

Além disso, ter um time de pessoas diversas garante mais motivação e  aumento da produtividade –  fatores que podem aumentar a competitividade da empresa no mercado em que atua.

Outro fator importante é que a melhor convivência dentro da empresa, acolhendo as diferenças, também fará com que os colaboradores se sintam mais seguros e acolhidos, podendo diminuir o turnover.

Por fim, podemos citar que a valorização da diversidade no ambiente empresarial também melhora os resultados e lucros das empresas: de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor, e organizações com diversidade de gênero têm 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média.

É claro que todo esse movimento de inclusão não acontece da noite para o dia: a diversidade nas organizações é algo que deve ser incentivado e construído gradativamente, para que todas as pessoas possam se envolver e se sentir parte.

Quais as vantagens da diversidade na organização? 

Nos tópicos anteriores, citamos alguns dos pontos positivos que a diversidade pode trazer para sua empresa. Contudo, os benefícios dessa expansão são bem maiores. Listamos os principais para você, acompanhe:

 1. Aumento da criatividade organizacional 

Ao proporcionar um espaço em que as diferenças são valorizadas, as equipes de trabalho se sentirão mais livres para se expressarem genuinamente e, com isso, a criatividade flui melhor.

Com um ambiente mais ‘’livre’’, há mais condições para que novos conceitos e ideias fluam entre os colaboradores.

 Christine Wright, uma das 100 líderes mulheres com maior influência na área da gestão de pessoas, diz que a diversidade nas empresas traz um enorme potencial criativo para o negócio, já que nossas experiências influenciam a maneira como enxergamos os problemas e como os solucionamos.

Quanto mais variado for o time, maior será o número de ideias apresentadas e mais chances a organização terá para obter os resultados que tanto deseja.

2. Inovação 

Com o aumento da criatividade dentro das organizações, surge como uma consequência a inovação.

       Um estudo da revista Forbes mostra que uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para organizações que buscam atrair e reter os melhores talentos, o que fortalece o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

A pesquisa ainda afirma que a diversidade nas empresas é um dos principais motivadores da criação de um ambiente inovador e é um elemento-chave do crescimento global.

 3. Redução de conflitos 

Conforme mencionado previamente, à medida que uma cultura da diversidade se consolida, vai fomentando gradualmente um ambiente de cooperação e respeito. Com isso, percebe-se uma melhora na convivência das pessoas, e a rotina de trabalho torna-se mais tranquila, favorecendo um clima organizacional positivo e a queda no número se conflitos.

Isso acontece porque as equipes sabem lidar com as divergências com mais facilidade graças à união de identidades e backgrounds distintos. Assim, as diferentes opiniões não desencadearão atritos, desentendimentos e/ou rompimentos.

4. Alcance de melhores resultados 

A consequência das vantagens citadas até aqui não poderia ser outra que não o alcance de melhores resultados.

Instituições que investem em diversidade têm mais chances de obter resultados positivos, já que em um espaço no qual a diversidade é promovida, a companhia proporciona uma atmosfera acolhedora, colaborativa e estimulante: Os profissionais se sentem mais motivados e engajados para a realização de suas tarefas.

 Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica apresentam 33% mais chances de sucesso, e as com diversidade de gênero costumam ser 21% mais lucrativas, já que as empresas que investem na diversidade atraem os melhores profissionais,

5. Atração de talentos 

A imagem pública projetada por empresas que promovem a diversidade reflete um maior compromisso da instituição com valores e responsabilidade social. Esses aspectos são muito valorizados tanto pelos consumidores quanto por jovens talentos e investidores. Nos processos de recrutamento e seleção, essa imagem atrai profissionais talentosos e que aspiram trabalhar em empresas que tenham afinidade com seus valores pessoais.

Conclusão 

Como vimos previamente, diversidade nas organizações significa ter uma equipe de colaboradores composta por pessoas de diferentes grupos culturais.

Em resumo, condição social, orientação sexual, raça, religião etc. não são critérios excludentes. Muito pelo contrário, são critérios que trazem benefícios às empresas.

Todavia, não podemos esquecer de dizer que a criação da diversidade não é simples e exige um esforço consciente. É necessário desenvolver uma política que respeite a igualdade das oportunidades, já que muitos profissionais (com ótimas capacidades) não encontram seu espaço em virtude das dificuldades para se sentirem incluídos.

A diversidade tem a ver com inclusão, que tem a ver com assegurar a participação de todas as pessoas dentro da empresa!

Hoje, mais do que nunca, as empresas têm buscado talentos diversos e os próprios trabalhadores têm buscado empresas que valorizem a diversidade.

Tudo isso deixa a seguinte mensagem: a diversidade nas empresas é benéfica para todas as partes, pois tanto os colaboradores quanto os empregadores só têm a ganha

Generation Brasil! 

A Generation Brasil tem como um dos seus principais objetivos causar impacto na vida de pessoas! Ou seja, dar oportunidade a quem normalmente não teria.

A ONG oferece bootcamps gratuitos para que pessoas se desenvolvam nas áreas de Desenvolvimento Web ou Mobile, e um dos seus diferenciais é o contato com empregadores! Os nossos alunes, quando formados, são conectados com empresas que necessitam de talentos competentes e diversos.

Com a preocupação com diversidade se tornando um tema tão contemporâneo, a Generation também proporciona que empregadores patrocinam turmas específicas, como por exemplo, turmas apenas compostas por mulheres e/ou pessoas negras.

A diversidade é uma preocupação constante da Generation Brasil e transformar os sistemas educacionais para o emprego também. Clique aqui para entrar em contato e se tornar uma empresa parceira!

Posted in Diversidade

Desenvolvimento Mobile x Desenvolvimento Java: Entenda as diferenças

Por: Gabriele Santos Paz

De acordo com um estudo da Brasscom, até 2025 haverá uma demanda para 797 mil profissionais de tecnologia no mercado brasileiro. Isso acontece, principalmente, por conta do aumento de startups tecnológicas e a revolução digital que tem impactado empresas tradicionais.

Com esse cenário em mente, é comum que as pessoas desenvolvedoras também estejam aparecendo cada vez mais nos radares de recrutadores. Todavia, uma dúvida é comum: investir em web ou em mobile?

Essa, com toda certeza, é uma dúvida de muitas pessoas em relação à área de desenvolvimento. Mas, não se preocupe, pois vamos te ajudar a encontrar um caminho: confira nosso artigo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre Desenvolvimento Mobile x Desenvolvimento Web!

Desenvolvimento Mobile

Uma Pessoa Desenvolvedora Mobile tem como principal objetivo projetar, construir e aperfeiçoar aplicativos e soluções para dispositivos móveis. Esse profissional está envolvido em todas as áreas do desenvolvimento mobile, como montagem, execução, etc.

O desenvolvedor mobile trabalha com linguagens de programação, especificamente linguagens compatíveis com smartphones e tablets. Os aplicativos mais comuns são para o sistema operacional Android, sendo a forma mais simples de começar a programar por mobile.

Comumente, o perfil desse profissional é mais voltado à ideia de aplicativos como resolvedores de demandas ou está focado em se posicionar no mercado para atender empresas que estão nesse momento de migração para maior acessibilidade.

O profissional de desenvolvimento mobile tem o perfil de solucionador de demandas, estando disposto a estar no mercado para melhorar a acessibilidade das empresas aos seus clientes ou usuários.

Por fim, vale ressaltar que esse profissional precisa estar em constante atualização e busca por conhecimento, pois a evolução no ramo mobile é alta.

Áreas de atuação

Agora vamos falar um pouco sobre as possibilidades para a atuação no mercado de trabalho de uma pessoa desenvolvedora mobile:

E aí? Curtiu o que uma pessoa desenvolvedora mobile faz? Confira o nosso curso aqui! Somos uma ONG que tem como objetivo mudar a vida das pessoas através da educação e empregabilidade.
Todos os nossos cursos são grátis, em tempo integral e fornecemos todo o apoio caso algum alune precise (computador e wi-fi, por exemplo).
Vale ressaltar que temos cursos para pessoa desenvolvedora mobile na cidade de São Paulo!
Confira abaixo algumas das habilidades técnicas necessárias para que você seja uma pessoa desenvolvedora mobile de sucesso que nosso curso oferece:
● Escrever código de maneira eficiente e ágil, utilizando frameworks, protocolos de comunicação e melhores práticas de programação.
● Resolver problemas nos códigos, usando a melhor abordagem, de forma rápida e precisa
● Desenvolver funções, utilizando estruturas e segurança adequadas.
● Arquitetura de software, por meio de um entendimento básico da arquitetura comum.
● Depuração, aprendendo a usar ferramentas de depuração para localizar erros com facilidade.
● Monitorar as versões lançadas nas lojas de aplicativos, garantindo a satisfação do usuário
● Preparar e revisar novas versões, aprendendo como usar, atualizar e remover APIs obsoletas
● Fragmentação, entendendo como escrever e testar aplicativos que funcionem em diferentes sistemas operacionais (Android e IOS)
● Princípios básicos de Agile e Scrum, para desenvolver os projetos com maior eficiência

Desenvolvimento Java

Agora vamos entender o que uma pessoa Desenvolvedor(a) Java ou Web faz! Esse profissional projeta, constrói e aperfeiçoa aplicativos, sites e outros sistemas de software. Ele/ela está envolvido(a) em todas as áreas de desenvolvimento: seja do design até ao teste do produto.

Geralmente, profissionais desta área têm um perfil ‘autônomo’, ou seja, a pessoa pode cuidar do seu próprio negócio e aprender linguagens de programação para melhorar seu desempenho em projetos específicos, como de inteligência artificial.

Isso tudo é possível porque as competências deste profissional permitem uma flexibilidade de atuação!

Áreas de atuação

As possibilidades de atuação para esse tipo de profissional são bem amplas por conta se sua versatilidade com projetos. Confira alguns exemplos abaixo:

Apesar dessa grande variedade de atuações, a pessoa desenvolvedora Java pode seguir três áreas maiores específicas:

● Desenvolvimento Front-end

A pessoa que atua com desenvolvimento front-end trabalha, na maioria das vezes, na parte visual do site. Ou seja, aquilo com o que podemos interagir dentro de um site ou plataforma.

As principais ferramentas utilizadas no front-end são as tecnologias base de web. Por exemplo: HTML, CSS e JavaScript.

É importante ressaltar que o especialista em front-end não é um web design! A pessoa desenvolvedora trabalha com os códigos necessários para a programação web e não a estética do site.

● Desenvolvimento Back-end

Já o back-end está ligado ao que está por trás do site, por exemplo, os dados, informações, servidores e a programação ligada a esses fatores – todas essenciais para que o usuário tenha acesso ao site.

Além disso, também é responsável pela geração de programas e base de dados, manipulando os códigos de todo o processo, avaliando, transformando e otimizando as páginas web.

● Desenvolvimento Full-stack

Por fim, o desenvolvimento Full-stack se trata da pessoa responsável tanto pelo front quanto pelo back-end, acumulando as funções e realizando o projeto total.

A Generation também possui um curso voltado para o Desenvolvimento Java ou Web. O curso está disponível para as cidades de Campinas, São Paulo e Recife e você pode saber mais sobre ele aqui!
Com o curso da Generation você aprenderá as seguintes habilidades essenciais para uma pessoa Desenvolvedora Java:

● Fundamentos de programação: variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação
● Estrutura de dados: princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos
● Banco de Dados: introdução a bases de dados relacionais; Structured Query Language (SQL)
● HTML + CSS + Javascript: HTML5, CSS3, Bootstrap, DOM, seletores, adicionar/apagar, edição; objetos, variáveis, escopos; gerenciamento estendido: storage, forms, embeds
● Programação Avançada: Utilização de Java para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Spring
● Metodologia SCRUM: metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento web

Principais diferenças

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o que cada uma dessas duas profissões faz, criamos uma pequena tabela comparativa para que você entenda os postos-chaves de cada uma e suas diferenças:

Mercado de trabalho

Dando continuidade ao nosso tema, neste momento vamos entender quais as diferenças do desenvolvimento web e desenvolvimento mobile quanto ao mercado de trabalho.

Ambos apresentam grandes oportunidades de crescimento profissional, excelentes salários e flexibilidade. Além disso, são opções de carreira que misturam a habilidade técnica e a inspiração criativa.

Vale ressaltar, que ambas as áreas proporcionam oportunidade de trabalho presencial ou não e tipos de contrato assalariado PJ, CLT ou Free Lancer.

Para falar em termos salariais, segundo o site salário, um profissional que atua no desenvolvimento web de categoria júnior ganha na faixa de R$2300,00 no estado de São Paulo. Quando possui mais experiência e se torna um profissional sênior ganha na faixa de R$7300.

Já o profissional de desenvolvimento mobile ganha ao nível de experiência júnior em torno de R$3200,00. Quando o funcionário atinge o nível sênior seu salário melhora consideravelmente atingindo uma faixa de R$8900.

É importante lembrar que ambas as áreas exigem do profissional conhecimentos específicos que proporcionam melhores oportunidades de salários. Vamos citar alguns:

● Domínio de ferramentas de programação;
● Domínio de softwares de desenvolvimento;
● Domínio de linguagens de programação;
● Técnicas de desenvolvimento ágil.
● Criatividade;
● Noções de design para web ou mobile

Conclusão

Gostou de saber mais sobre as áreas de desenvolvimento web e desenvolvimento mobile? Com os nossos bootcamps você tem a oportunidade de se tornar um profissional da área de forma gratuita!

Nossa missão é transformar o sistema de educação para o emprego de maneira a preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis.

Além disso, após a finalização dos nossos bootcamps conectamos nossos formandes com empresas que estão em busca de mão de obra diversa e qualificada!

Fique de olho nas próximas turmas dos nossos cursos e venha fazer parte da família Generation!

Posted in UncategorizedTagged